Serra do Funil

Rio Preto, MG

O local escolhido fica no município de Rio Preto, MG a 354 km da capital. Clima Tropical de Altitude Cfa, Área 347,097 km² Esta expedição foi realizada em duas datas, uma de reconhecimento em 02/07/2014 e a de período maior entre 17 e 19/07/2014¹.

A microrregião de Juiz de Fora, onde está incrustrado o município, foi alcançada nos meados do século XVII por bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas e conquista de novas terras agricultáveis. Quanto ao território municipal, acolheu como primitivos habitantes ídios Coroados que viriam a ser catequizados, por volta de 1763 pelo capitão Inácio de Souza Werneck e o padre Manoel Gomes Leal. Poucos anos depois, com a chegada de novos exploradores, isto é, por volta de 1780, já estava formado o arraial denominado Ouvidor.
Foi a partir dessa data que teve início realmente o desbravamento da região chamada “áreas proibidas” por ser o subsolo muito pródigo em metais preciosos, especialmente ouro, e a terra muito fértil e propícia à agricultura. Nesta tarefa de ocupação do solo tiveram papel preponderante os colonizadores portugueses, coadjuvados pelo elemento negro. A exploração das terras só era permitida a quem obtivesse concessão para tal atividade, fato que servia ainda mais para atrair novos moradores e posseiros. Passou o lugar a chamar-se Passagem do Rio Preto até 1800 e depois Registro do Rio Preto. Em 1824 o nome era Presídio do Rio Preto face ao cárcere ali existente. O povoado se formou em volta deste presídio. Não se sabe a data da ereção da primeira capela. Joaquim Rodrigues Franco teria doado terras para o patrimônio de Senhor dos Passos, em 1814 sendo que a nova igreja teria sido erguida por volta de 1831. O município foi criado em 1844. Sofreu várias supressões para ser criado, definitivamente, em 1870, tendo seu topônimo sido mudado diversas vezes.
O topônimo de Rio Preto originou-se do nome do rio que banha o município, isto é, o rio Preto.

Fonte:
¹Wikipédia - Rio Preto
² . IBGA Cidades - Rio Preto Minas Gerais - MG

Mapa da Expedição

Está Expedição possui 37 imagens

Marcelo N Duarte no campo de altitude
Serração no Acampamento
Pequena queda d´Água (Bica)
Flor de Jurubeba
'Formiga' Feiticeira (Mutillidae)
Quartizito próximo ao funil
Águas que correm da cachoeira
Planta de Campo Rupestre
Amanhecer no vale próximo ao Funil
Casebre próximo a Floresta Atlântica
Fruto de Jurubeba
Trigona recolhendo resina em raiz
Flor de Meio Dia
Serração no Acampamento
Inflorescência de Planta de Campo Rupestre
Cachoeira Vermelha (Cachoeira do Funil)
Paisagem oposta a cachoeira do funil
Campo Rupestre
Flores do Caminho
Congumelo orelha de Pau
Restinga de altitude em Preto e Branco
Clouds and Blue Sky
Tree, Montain, Clouds and Blue Sky
Funil de Hemerobídeo (Larva)
Amanhecer no vale próximo ao Funil
Águas que correm na cachoeira
Visão da parte inferior da Cachoeira
Fruto de Ipê Amarelo
Cachoeira Vermenlha (Cachoeira do Funil)
Orelha de Pau Laranja
Orquídea do Funil
Acampamento
Na 'Caverna'
 próximo a Cachoeira
Acampamento
Aranha com suas teia de emboscada
Águas que correm da cachoeira - Parte II
Flores de campos de Altitude

Dados da Expedição

Início: 17/07/2014 - Fim: 19/07/2014

Local: Serra do Funil - Cidade: Rio Preto, MG

Descrição: Expedição para amostragem invernal de formigas e Gryllidae (através de armadilhas de Pitfall e sardinha) e fotografia de animais, fungos, plantas.

O que foi realizado

Coleta de material biológico para estudo de Impacto Ambiental, através do estudo de bioindicadores que qualidade. Foram realizadas coletas de artrópodes, com uso de armadilha de solo (Pitfall), uso de armadilha do tipo sardinha. Foi realizado também o teste da armadilha luminosa com LED. Foram fotografadas as paisagens, plantas, animais, fungos e paisagem, visando a avaliação da paisagem através de fotos temporais e periódicas.