Parque Estadual da Mata Seca, MG

Manga, MG

O Parque Estadual da Mata Seca está localizado no município de Manga e sua área correspondente é de 15.360,07 hectares. A unidade foi criada em 2000. Posteriormente, o parque foi ampliado em 2009. Apesar do parque ainda não ser aberto à visitação, encontra-se nele alguns pontos de interesse turísticos, tais como: a Caverna da Lavagem com mil metros de galeria, dois lajedos com vegetação tipicamente cactácia, trilhas pela Mata Seca e lagoas marginais do Rio São Francisco.

O Parque Estadual da Mata Seca está localizado no município de Manga e sua área correspondente é de 15.360,07 hectares. A unidade foi criada através do Decreto Nº 41.479 de 20 de dezembro de 2000. Posteriormente, o parque foi ampliado através do Decreto Nº 45.043 de 12 de fevereiro de 2009.

A criação da unidade ocorreu a partir da necessidade de se proteger um ambiente de mata seca na margem esquerda do Rio São Francisco, como condicionante ambiental do Projeto de Irrigação Jaíba, conforme processo COPAM nº 339/01/97. O PE Mata Seca compõe o Sistema de Áreas Protegidas de Jaíba, juntamente com outras seis unidades localizadas na margem direita do Velho Chico.

Fonte: WikiParques

Mapa da Expedição

Está Expedição possui 11 imagens

Dados da Expedição

Início: 30/01/2021 - Fim: 30/11/2021

Local: Parque Estadual da Mata Seca, MG - Cidade: Manga, MG

Descrição: O projeto “Comunidades de vespas sociais (Vespidae), libélulas (Odonata), borboletas (Lepidoptera) e opiliões (Arachnida) de Floresta Decidual, Minas Gerais”, foi realizado em 2021 no Parque Estadual da Mata Seca, que abriga a mais expressiva área de floresta decidual (também conhecida por mata seca) do estado de Minas Gerais.

O que foi realizado

O projeto “Comunidades de vespas sociais (Vespidae), libélulas (Odonata), borboletas (Lepidoptera) e opiliões (Arachnida) de Floresta Decidual, Minas Gerais”, foi realizado em 2021 no Parque Estadual da Mata Seca, que abriga a mais expressiva área de floresta decidual (também conhecida por mata seca) do estado de Minas Gerais.

O trabalho de pesquisa teve como objetivo conhecer a diversidade, distribuição e ecologia de diferentes grupos de insetos e os opiliões, um táxon pouco conhecido, do público no geral, de aracnídeos. O estudo foi coordenado pelos professores doutores, Gabriel de Castro Jacques (IFMG, Campus Bambuí), e Marcos Magalhães de Souza (IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes), envolvendo alunos de cursos superiores de Licenciatura em Biologia e Agronomia.

Dessa parceria entre os Institutos Federais já foram publicados três artigos (seguem os links), outros submetidos que estão aceitos ou aguardando avaliação.

http://periodicos.uefs.br/index.php/sociobiology/article/view/7691
https://entomologybeginners.org/index.php/eb/article/view/36
https://www.scielo.br/j/bjb/a/wkKzPbSV89VBrGcqdk4DGZh/

Esses estudos mostram a necessidade de Conservação e proteção do Parque Estadual da Mata Seca, seja pela biodiversidade e dos serviços ambientais prestados por ela, e do sistema lacustre de lagoas marginais do São Francisco.

Sem a mata não há água, não há recursos e não há vida digna para as pessoas. Somos todos pela conservação do Parque Estadual da Mata Seca.............